quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ANTROPOLOGIA A SERVIÇO DA MISSÃO 3ª Parte.

Há uma diferença em cultura e natureza, cultura é o que cria, faz, se comporta, e a natureza é o que já existe ou pode existir por atitudes da natureza.

O homem descobriu a energia que é tirada da natureza, criou o folgo que a natureza facilitou, enfim criou máquinas, mudou o hábito e modernizou a produção de muitos produtos cedido pela natureza. Como se vê há uma união perfeita entre o homem e a natureza que Deus colocou a mercê do homem.

Somente o homem tem e pratica uma religião, vem dos primórdios das primeiras aparição do homem, daí todas culturas surgiram e se aprimoraram através da religião. Deus é o nome que agrega todas religiões, todas culturas se manifestam através da religião.

MORTE E RESSUREIÇÃO DA MISSÃO

A missão tem especialmente dois importantes sentidos, um é de tarefa, fazer realizar, ocupar cargo etc. O outro no sentido de enviar, ir, se deslocar, sair de perto, fazer uma tarefa. Missão no sentido religioso é o enviar missionário para falar divulgar as boas novas a verdadeira palavra de Jesus Cristo aos sem religião, os que não crêem, ou nunca ouviu falar do Homem de Nazaré, e conseguir sua conversão a sua religião que professa a fé.

Missão também expressa o trabalho que uma igreja trata aos seus membros, tratando de sua organização administrativa e espiritual com a finalidade de incluir aos seus membros a unidade espiritual.

A DISTINÇÃO DE TERMOS: A GRANDE MISSÃO E A AÇÃO MISSIONÁRIA

Uma religião formatada terá de ser explicada aos seus membros para que haja uma concordância e aceitação de seus tópicos. Numa religião sempre vem dotada de uma consciência chama de coração da missão, onde está escrita de forma transparente sua missão. Neste texto verificamos que há muitas religiões destinadas. O cristianismo é uno teoricamente, mais na prática existe várias “Tipos de Cristianismo”.

Estes tipos de cristianismo muitas vezes vêem cheios de cobiças, mentiras, falsidades, e recheados de interesses financeiros a serem usufruídos em causas próprias. Encontramos como fonte de leituras, cinco tipos de religiões:
01- Cristianismo Doutrinário Teórico – Nele Deus é percebido como verdade.
02- Cristianismo Moralista – Concebe a vida do ser humano como uma prova moral que Deus nos impôs que se decide entre pecado e perdão.
03- Cristianismo Espiritualista – Que põe a salvação num plano superior separado (metafísico) mediado sacramentado.
04- Cristianismo Eclesiocentrico – No qual a igreja cristã é o meio principal para comunicar a salvação de forma que a missão principal de seus membros é edificá-la e dar-lhe vitalidade.
05- Interpretação ou leitura histórica da realidade – Este é o cristianismo que entende a si mesmo apartir de uma interpretação, como salvação da historia.

Deus tem um projeto de fraternidade para a historia, um sonho utópico ( o reino), e o propõe aos os humanos.

Como se vê não há só modelo de cristianismo e nem um só modelo de missão. Estou me detendo na ação missionária, deixando a missão da igreja.

A missão dentro da história deixa muitas dúvidas, seu passado teve muitas consequências apesar de hoje o cristianismo ser uma religião que agrega mais de 30% da população mundial, isto se deve ao grande esforço e abnegação de homens de Deus.

Olhando para o passado especificamente no século IV o cristianismo passa a ser conhecido socialmente em fazes diferentes, no primeiro período ficou conhecido como Religião Tolerada e em seguida imposta como Religião de Estado onde o Estado passou a perseguir as outras religiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador Grátis