terça-feira, 28 de setembro de 2010

Religião ou Cristo - Qual à Diferença? 11º Modulo

Cristo, nós tentamos fazer suficiente religião para compensar os nossos pecados. Entretanto, escondemos-nos de Cristo, o qual oferece a sua misericórdia somente àqueles que se humilham contrita e honestamente.

ELES AGREGAVAM MAIS CARGAS À VIDA
Imagine como seria ter dois tipos de pessoas no mundo: aqueles que acrescentam mais cargas e aqueles que aliviam as cargas. Cada vez que você se encontrasse com algum deles, você estaria ou acrescentando ou tirando uma carga à sua pilha. Jesus seria um dos que tiram os tijolos, as cargas de nós. Os fariseus seriam os que acrescentam mais cargas. Essa função da religião tornou-se evidente quando Jesus respondeu a uma pergunta de um intérprete da lei dos fariseus (um perito nas leis bíblicas dos quais dependiam os fariseus). Ele disse: “Quando a vocês, peritos na lei”, disse Jesus “ai de vocês também!, porque sobrecarregam os homens com fardos que dificilmente eles podem carregar, e vocês mesmos não levantam nem um dedo para ajudá-los” (Lucas 11.46).

Jesus conhecia o seu público. Esses peritos religiosos agregavam centenas de obrigações adicionais à Lei de Deus. Mas saída para si. Eles até tinham formas de evitar a Lei do Sábado, o qual proibia até que se carregasse um fardo nesse dia. William Barclay cita uma das tradições dos fariseus que diz: “Aquele que carrega algo, seja na sua mão direita ou na sua mão esquerda, ou no seu peito ou nos seus ombros, é culpado; mas aquele que carrega algo na parte superior da mão com o seu pé ou pendurado a boca, com o seu cotovelo com a sua bolsa de dinheiro voltada para baixo, entre a bolsa de dinheiro e a sua camisa na dobra da camisa, no seu sapato ou sobre sua sandália, está livre de culpa porque não o está carregando segundo a forma usual de carregar as coisas.

Os religiosos continuam praticando a arte de acrescentar cargas, enquanto encontram maneiras de se desculpar das obrigações que impõe a outros. Por exemplo, muitos líderes religiosos ensinam que as devoções diárias familiares são um dever, embora reconheçam que eles mesmos têm razões por não serem capazes de fazê-lo. Muitas pessoas religiosas ensinam que os cristãos que vivem sob a graça, e não estão sob a lei do dízimo, devem começar com o requisito legal de dar pelo menos dez por cento e então ir adicionando mais a isso. Outros mestres religiosos insistem que Deus odeia e proíbe o divórcio sob toda e qualquer circunstância. Mas eles mesmos sabem que Deus se divorciou de Israel por causa de seu prolongado adultério espiritual, e eles sabem que Moisés, o qual deu os Mandamentos, permitiu o divórcio por causa da dureza do coração das pessoas,

Deuteronômio 24.1-4
1- Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, se ela não achar graça aos seus olhos, por haver ele encontrado nela coisa vergonhosa, far-lhe-á uma carta de divórcio e lha dará na mão, e a despedirá de sua casa.
2- Se ela, pois, saindo da casa dele, for e se casar com outro homem,
3- e este também a desprezar e, fazendo-lhe carta de divórcio, lha der na mão, e a despedir de sua casa; ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer;
4- então seu primeiro marido que a despedira, não poderá tornar a tomá-la por mulher, depois que foi contaminada; pois isso é abominação perante o Senhor. Não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.
Mateus 19.1-9
1-Tendo Jesus concluído estas palavras, partiu da Galiléia, e foi para os confins da Judéia, além do Jordão;
2- e seguiram-no grandes multidões, e curou-os ali.
3- Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?
4- Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher,
5- e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?
6- Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus uniu, não o separe o homem.
7- Responderam-lhe: Então por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?
8- Disse-lhes Ele: Pela dureza de vossos corações Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio.
9- Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador Grátis