terça-feira, 31 de agosto de 2010

ANTROPOLOGIA A SERVIÇO DA MISSÃO 2ª Parte.

O cristianismo também saindo da Grécia, apresenta uma concepção teológica da tradução bíblica, onde coloca Deus no lugar do Cosmos. Ele dar força e significado a todas as coisas. É através dela que o homem tira sua imagem e fixa o olhar como seu último fim.

Com a bíblia se abriu para o homem uma nova perspectiva, o fundo sobre o qual se desenvolve a vida humana, não mais a natureza. A salvação veio trazendo uma filosofia do relacionamento do homem e Deus, onde se destacaram os patriarcas e os profetas vindos até Jesus Cristo. Destacam-se as reflexões dos antropólogos chamados autores cristãos, onde coloca como referencia Deus.

Santo Augustinho destacava: (pecado, mal, liberdade, pessoas e auto-transcedência).
Santo Tomaz, (homem composto de alma e corpo, alma imortal.

Na época moderna os pesquisadores abandonam a impostação comoscêntrica dos filósofos gregos e a teocêntrica dos autores cristãos e passam a estudar a impostação antropocêntrica, onde o homem constitui o ponto de partida de onde se originou.

Na época contemporânea, o homem é uma realidade extremamente complexa na ordem das ações e do agir. Conhece estuda escreve fala trabalha joga reza e ama, sofre, diverte-se etc. Esta complexidade aparece mais acentuada quando colocamos no plano do agir para o ser, quando passamos a ser e usar o “EU”, nos trazendo uma indefinição e nos contrariamos nos elementos fundamentais, como: Qual é sua origem e o seu fim?

Os grandes pensadores definiram assim:

Kantiana Faz crítica a metafísica.
Max Homem econômico.
Freud Homem instintivo.
Kierkegaared Homem Angustiado
Bloch Homem utópico
Heidegger Homem existencial.
Ricoeur Homem falível.
Gadamer Homem hermenêutico
Marcel Homem problemático.
Geklen Homem Cultural.
Luckmann Homem religioso.

Na verdade todas estas definições mostram que em todos estes aspectos o homem está acima de todos os seres naturais.

Um ser que tem corpo:

O homem e a mulher têm copos distintos e perfeitíssimo, más diferentes dos outros animais. O homem tem completo poder sobre seu corpo, podendo adestrá-lo e torná-lo apto a realizar qualquer tipo de movimentos. Por ex: (tocar instrumentos, dançar, praticar esportes) etc. Na verdade o homem tem o domínio que só ao homem foi dado com perfeição.

Os animais também percebem conhecem, mais só ao homem foi dado o conhecimento do pressentimento do refletir, ter idéias, julgar, conhecer, racionar, tem inteligência. O homem é o único ser que fala por isso é diferenciado dos outros animais. O homem se destaca por ser essencialmente social e sociável.

Outro fator que destaca o homem de outros animais é a sociabilidade, além de falar, de ter domínio do corpo, amar, liberdade, tem a formação de viver em família, se comunicando, expressando e vivendo em comunhão espiritual. Além do mais, o homem é um ser que trabalha, pensa, lê, estuda, cria, opera, pratica, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador Grátis