terça-feira, 21 de setembro de 2010

Religião ou Cristo - Qual à Diferença? 7º Modulo

· Para dentro: Ele é a nossa Vida, nossa Paz e a nossa Fortaleza,

Gálatas 2.20= 20- Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Colossenses. 1.27
27- a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;

Como é que eles não reconheceram a essa pessoa tão completa? Como é que eles não viram? Como é
que puderam esperar pelo Messias, junto com o povo de Israel, para depois matá-lo?


05 - QUAIS FORAM OS ERROS DOS FARISEUS?

Em Lucas 11, Jesus confrontou os fariseus com várias áreas de deficiência na sua religião. Vejamos o que nos dizem essas áreas, não somente sobre os fariseus mas de nós mesmos.

Eles satisfaziam-se em ter uma boa aparência.
Uma grande companhia de produtos químicos produziu, recentemente, uma série de comerciais para mudar a sua imagem, designados a convencer o público de que estavam preocupados com o meio ambiente. As notícias vespertinas da televisão apresentaram um grupo de manifestantes que não estavam convencidos de que a companhia estava tão preocupada como afirmava. Um dos manifestantes segurava uma placa que trazia o nome da companhia. O letreiro dizia: “Nós não nos deixaremos enganar. Mudem os seus atos, não somente a sua imagem”.
O letreiro desses manifestantes lembra-me do que Jesus disse aos fariseus.
Lucas 11.39
39- Ao que o Senhor lhe disse: Ora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.
40- Loucos! Quem fez o exterior, não fez também o inferior?
Os compara a um grupo de lavadores de louça, os quais limpam o exterior d um recipiente, deixando a parte interna suja. Ele disse: “Vocês, fariseus, limpam o exterior do copo e do prato, mas interiormente estão cheios de ganância e de maldade. Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior? Mas dêem o que está dentro do prato como esmola, e verão que tudo lhes ficará limpo” veja o complemento em,
Lucas 11.39 a 41
39- Ao que o Senhor lhe disse: Ora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.
40- Loucos! Quem fez o exterior, não fez também o interior?
41- Dai, porém, de esmola o que está dentro do copo e do prato, e eis que todas as coisas vos serão limpas.

Jesus se referia ao ritual cuidadoso e tecnicamente preciso lavar as mãos, que os fariseus praticavam antes de se assentarem para uma refeição. Eles lavaram-se antes de comer e entre os diversos pratos, não por razões de higiene, mas porque eles se orgulhavam em cumprir um cerimonial da Lei. Entretanto, Jesus sabia que a religião “com um ritual limpo” dos fariseus não passava da superfície. A sua imagem era perfeita, mas as suas ações eram más.

A religião pode mudar o exterior; mas somente Cristo pode mudar o coração.
A religião nunca transformou o coração do problema. Trata somente de questões superficiais. É por isso que em outra ocasião, Jesus disse a um fariseu, um líder dos judeus, que ele necessitava nascer de novo (nascer interiormente, espiritualmente) se quisesse ver e fazer parte do Reino de Deus, João 3. 1 a 10
1- Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2- Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3- Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4- Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5- Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Pr.Júlio

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador Grátis