quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Religião ou Cristo - Qual à Diferença? 13º Modulo

Um pai de família religioso que se ressente com o fato de que o seu filho deseja seguir a Cristo, necessita revisar a condição verdadeira do seu coração. Uma reação negativa para com um filho ou uma filha que afirma ter aceitado a Cristo, é uma forte indicação de que esse pai está na mesma condição de auto-engano que os escribas e fariseus os quais o Senhor confrontou de maneira amorosa, mas firme.

Sexta Aula

ELES TOMARAM CHAVE DO CONHECIMENTO:
Um dos maiores perigos da religião é que ela nos torna perigoso não somente para nós mesmos, mas também para outros. Aos estudiosos bíblicos religiosos dos seus dias, Jesus disse:
Ai de vocês, peritos na lei, porque se apoderam da chave do conhecimento. Vocês mesmos não
entraram e impediram os que estavam prestes a entrar! “Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os mestres da lei começaram a opor-se fortemente a Ele e a interrogá-lo com muitas perguntas, esperando apanhá-lo em algo que dissesse”
Lucas 11.52-54.
52- Ai de vós, doutores da lei! Porque tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes aos que entravam.
53- Ao sair ele dali, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente, e a interrogá-lo acerca de muitas coisas,
54- armando-lhe ciladas, a fim de o apanharem em alguma coisa que dissesse.

Jesus disse aqui que os religiosos que eram contra Ele, tinham tomado das pessoas a “chave da ciência” ou do conhecimento. Qual era a chave a que Jesus se referia? Parece que há uma série de possibilidades. Os fariseus, por exemplo, tomaram a chave do conhecimento do homem comum, (1) substituindo a Palavra de Deus com tradição e com trivialidades, (2) desacreditando a Cristo,
João 14.6
6-Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Distraindo os outros do enfoque correto do (“a candeia do corpo” mencionada em
Lucas 11.33-35
33- Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.
34- A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso.
35- Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas.

Ainda que ambos, as Escrituras e Cristo sejam chaves de conhecimento, eu creio que Jesus provavelmente se referia à chave do “enfoque correto do coração”, a qual se é correta, vai estar focalizada nas Escrituras e em Cristo. A passagem de Lucas 11,”as quais analisamos, está precedida pelos versos 33-35” em que Jesus disse:
*Niguem acende uma candeia e a coloca em lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, para que os que entram possam ver a luz. Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas.
Em outras palavras, se a “lâmpada” de uma pessoa, os seus olhos ou o enfoque do seu coração
está certa, então essa pessoa estará cheia do conhecimento de Deus. Mas se a sua “lâmpada” está sendo obstruída, então a pessoa estará cheia de trevas (sem a luz e o conhecimento de Deus).
Enquanto Jesus estava ensinando estas verdades sobre a lâmpada do corpo e a chave da ciência, Ele foi convidado para comer na casa de um fariseu. Foi lá que Jesus completou sua lição, em volta da mesa do jantar. Como um hóspede na casa do fariseu, Jesus mostrou-lhes os obstáculos que cobriam a luz que os fariseus puseram em seus próprios olhos (o enfoque do seu coração). O mestre mostrou-lhes que por meio de sua religião externa, de sua ênfase nos detalhes, de seu amor por aprovação, do encobrimento egoísta de seus erros, do seu legalismo para com os demais e do seu auto-engano não só os fez perder a luz para si mesmos mas também para os outros. Foi dessa maneira, que eles tomaram a chave do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador Grátis