terça-feira, 19 de abril de 2011

Fundamentos da Vida Cristã

OS FUNDAMENTOS DA VIDA CRISTÃ

Gálatas 5. 22 a 26:

22- Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

23- a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

24- E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

25- Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

26- Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Amor > O amor é um dos principais princípios que serve de base para vida de qualquer pessoa.

Na vida cristã é fundamental, Paulo se preocupou muito com este item quando enviou carta aos Corintos enfatizando as bênçãos do amor. I Cor.13. 1 a 8 Diz:

1- Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
2- E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3- E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4- O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
5- não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6- não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7- tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8- O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Gozo, Alegria > A alegria é com certeza uma das marcas mais visíveis na vida do cristão. O mundo hoje anda cabisbaixo, triste, sem vida. A alegria de Cristo é sem dúvida um grande diferencial.
Neemias 8 =10b
10-Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força.

João 17.13
13-Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmo.
João 14.27 >
27- Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 16.33>Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
TRANQUILIDADE:
Ter paciência, ser uma pessoa calma e tranqüila, são condições indispensáveis para termos uma vida próspera e abençoada. Deus que desceu na estrada da vida e da história trouxe através de Jesus Cristo o maior testemunho de tranqüilidade.
Viver com esse atributo divino é confiar que Deus é suficientemente poderoso para dirigir a nossa vida, cuidando de todos os detalhes da caminhada.
A ansiedade é um sentimento antípoda à tranqüilidade. Não pode existir uma verdadeira tranqüilidade quando o coração está aflito e ansioso.
Longanimidade >
Longânimo é a pessoa que sabe esperar o tempo de Deus para as realizações na vida de seus irmãos. É quando entendemos que Deus é longânimo para conosco e nós devemos abençoar aos nossos semelhantes.

II Pedro 3: 9
9-O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Benignidade:
A Bondade é outra marca do verdadeiro cristão. Fazer o bem, promover coisas boas, relevantes para a comunidade. Ser Benigno é ser afável, amável, carinhoso, delicado, benevolente, meigo, terno, polido, ser bom.
Hoje as pessoas têm medo de expressar esses sentimentos, muitos acham que é sinal de fraqueza. Em nossa igreja ser benigno é sinal de maturidade, é um alvo de todos que querem desenvolver o caráter de Jesus Cristo em suas vidas.
Romanos 2.4
4-Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?

Fidelidade:
Fidelidade é um item essencial do homem para com os outros, ser fiel é procurar ser íntegro com seu semelhante, especialmente com Deus. Ele é puro, perfeito, amável, compassível e perdoador.

II Timóteo: 2.13
13- se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.
MANSIDÃO:
Ser manso não significa ser alienado da vida, bobo ou passivo. Ser manso é exercer a capacidade divina de entender as situações e as pessoas, respondendo a esses estímulos adequadamente.
Números 12:3
3- Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

Moisés era tão manso que seus irmãos Arão e Miriã, tramaram discórdia no meio do povo no deserto, e Deus colocou lepra em Miriã, e Moisés clamou a Deus para perdoá-la e pediu para sarar suas feridas em que Deus o atendeu, mas deixando sete dias fora do arraial. Num.12.1.
Domínio Próprio:
Como é difícil dominar o nosso temperamento. Calar quando somos insultados, falar na hora certa, controlar o apetite, conviver de modo bíblico com a sexualidade... É dizer sim quando a coerência cristã lhe indica esse caminho. É saber dizer não quando é realmente necessário. Muitos se dizem sinceros e falam tudo que lhes vem à mente. Nós devemos Ter prudência no falar. Alguém já disse que “só devemos falar se for para melhorar o silêncio”.

Aristóteles tinha razão quando disse que “a natureza era muito sábio, pois tinha nos dado: dois ouvidos, dois olhos, e somente uma boca”...

Sócrates respondeu: Com as três Peneiras:
Você já peneirou? A primeira Peneira é a da verdade = é Verídico? Você tem convicção plena de que o que vai falar é verdadeiro?
A Segunda Peneira é a da bondade = é algo de Bom o que você vai me contar?

Terceira Peneira é a da Necessidade = é necessário você me contar? Eu não poderei continuar vivendo sem essa informação?
Colossenses 4: 6
6-A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.

Crucificar a carne:
É viver no espírito, é gozar dos benefícios espirituais que Deus nos dar através do Espírito Santo. Não ceder às tentações, resistir ao inimigo e ele fugirá de vós.

Tiago 4.7
Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

Paixões: É obedecer à carne, é estar em desobediência ao espírito, é estar no pecado, que produz a morte.

Romanos 7. 5
Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Existem muitos motivos para procurarmos andarmos em retidão, busquemos ao Senhor enquanto há tempo, enquanto temos vida, larguemos o pecado, o pecado é um caminho que o inimigo traçou para nos matarmos e perdermos nossa salvação. Lembre-se:

Os frutos da carne são:

Gálatas 5.16 a 21
16- Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
17- Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
18- Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19- Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
20- a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
21- as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Os frutos do Espírito são:

Gálatas 5.22 a 26:
22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Amém....

Pr.Júlio

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador Grátis